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3 principais vantagens do motor de reservas para hotéis em crescimento

Ter uma ferramenta que gerencia as reservas dentro do seu site pode diminuir custos e trazer mais clientes. Veja as vantagens do motor de reservas para hotéis!

Sem sombra de dúvidas, o mercado hoteleiro não é feito para amadores. A alta concorrência que já existia no Brasil há alguns anos se tornou ainda mais intensa com o fortalecimento de grandes redes de hotéis e com a chegada de novas marcas às praças.

Até mesmo os estabelecimentos que possuem uma grande biografia no mercado precisam entender que as mudanças no comportamento de consumo e nas exigências dos clientes está empurrando os empreendimentos hoteleiros rumo à modernização e melhoria nos seus processos internos e externos.

Em termos de novidades e inovação tecnológica, uma das ferramentas mais bem-vindas é o motor de reservas. Ele permite que o hotel oferte suas diárias via web pelo seu site, uma estratégia fundamental de potencialização do retorno financeiro e do uso da internet como um dos principais canais de vendas para um hotel.

Você sabe como funciona um motor de reservas para hotéis e quais são as principais vantagens da sua utilização para crescimento dos negócios? Então, prepare-se para saber mais e descubra como essa ferramenta é capaz de modificar a realidade de vendas do empreendimento.

Afinal, o que é um motor de reservas para hotéis?

A book engine, nome original do motor de reservas, é uma tecnologia de gerenciamento das reservas integrada ao site do hotel. Com ele, é possível apresentar aos hóspedes a disponibilidade de unidades, os valores e construir todo o processo para que a venda seja efetuada virtualmente.

A tecnologia é a mesma utilizada pelas OTAs, porém, com o diferencial de ser exclusiva do hotel, sem a possibilidade de surgir concorrentes no meio da pesquisa.

O motor de reservas para hotéis é uma importante ferramenta que viabiliza o uso da internet como marketplace. Ou seja, permite utilizar seu site para ir além da apresentação das acomodações e serviços, tornando-o uma loja virtual completa onde os interessados podem fechar negócio sem complicações e com muita rapidez e eficiência.

As 3 principais vantagens do motor de reservas para hotéis

Como toda ferramenta criada com o objetivo de otimizar o trabalho e garantir melhores resultados, é fundamental que o motor de reservas apresente, de fato, algumas características que os colocam como uma escolha vantajosa.

Veja agora 3 das principais vantagens do motor de reservas para hotéis:

Redução das comissões cobradas pelas OTAs

Conforme a internet se consolidou como uma plataforma de negócios, algumas empresas se apressaram em criar um modelo de negócios baseado na venda de diárias via web. O negócio deu extremamente certo, as OTAs se tornaram uma referência hoteleira na rede e passaram a cobrar altas taxas comissionais dos hotéis.

Para fugir dessas tarifas, só restou aos hotéis criar seu próprio sistema de venda online. Os motores de reservas surgiram, a princípio, para suprir duas funções importantes:

  1. Colocar o hotel em uma nova realidade de vendas mais alinhada com o comportamento de consumo do hóspede;
  2. Reduzir as taxas de comissão cobradas pelas OTAs, fazendo a venda diretamente para o cliente.

Praticidade para o cliente e para o hotel

Vendas online são simples e rápidas. Na maioria dos casos, não há necessidade de qualquer agente de vendas, já que o processo é intuitivo e prático. Com isso, o hotel torna a experiência do cliente mais positiva e desocupa a equipe de realizar atendimentos telefônicos para efetuar a maioria das vendas.

É claro que sempre é prudente manter uma linha telefônica e um e email de contato para os hóspedes que ainda não utilizam a internet para fazer suas reservas. Porém, com o uso cada vez mais intenso da internet pelas pessoas, as vendas online estão cada vez mais comuns.

Portanto, é preciso sempre pensar e conceder praticidade para o cliente que deseja comprar via web.

Integração com outras ferramentas e alinhamento com o marketing

Além de um motor de reservas, o hotel pode utilizar outras ferramentas, como PMS, CRM e as ferramentas de check-in digital. Todas elas agregam valor aos processos internos e à eficiência desejada pela equipe de gerência.

Ao serem integradas com o motor de reservas do hotel, as informações de operação se tornam ainda mais completas e confiáveis. As chances de overbooking se reduzem e as oportunidades de análise de receita e definição de estratégias de RM se tornam ainda melhores.

Integrar ferramentas se tornou uma espécie de cruzada da tecnologia. Os desenvolvedores perceberam que o valor das soluções digitais cresce conforme elas trocam dados e se integram. Por isso, utilizar ferramentas inteligentes e conectadas umas às outras garante um ótimo retorno estratégico e analítico para a equipe gerencial.

O motor de reservas também pode ser utilizado dentro das estratégias de marketing do hotel. E como isso é feito? Bom, isso depende da estratégia adotada pelo time de comunicação e marketing.

Porém, caso sejam feitos bons conteúdos, postagens interessantes e links patrocinados, todos podem ajudar a direcionar o tráfego e conduzir o interessado até o motor de reservas do hotel, onde ele estará a alguns passos de consolidar a compra. É importante investir em estratégias de marketing e links patrocinados. Eles fazem toda a diferença na hora de competir com as OTAs e aumentar suas reservas diretas.

 

Essas são algumas das principais vantagens oferecidas por um motor de reservas para hotéis. Essas ferramentas possuem um ótimo custo benefício e garantem mais controle sobre as vendas ao mesmo tempo em que amplia a quantidade de canais para os clientes realizarem negócios.

Se o seu hotel busca uma solução eficaz para adentrar de vez no e-commerce e gerar bons resultados, saiba que o motor de reservas é primordial nessa missão!

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