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Entenda como as tendências de consumo estão influenciando o setor hoteleiro

Você já parou para pensar no impacto das novas tendências de consumo no setor hoteleiro? Confira dicas quentes em nosso post mais recente sobre o assunto!

A forma como consumimos produtos e serviços sofreu grandes alterações ao longo do tempo. A ascensão da internet como grande meio informativo e de interação fomentou mudanças na relação entre empresas e seus clientes.

Se antes havia uma certa passividade por parte dos consumidores, o que se enxerga hoje é um comportamento totalmente oposto: as pessoas estão mais informadas em relação ao que compram e mais questionadoras quando o assunto é a sua experiência de consumo e toda a jornada de aquisição de um produto/serviço.

O setor hoteleiro vivencia essa mudança de maneira significativa. Saíram de cena os hotéis e pacotes comprados “no escuro”: eles deram espaço à uma nova era de informações, avaliações de serviços, comparativos de preços, opiniões de hóspedes e muito mais.

Essas mudanças trouxeram mais segurança para os clientes e, claro, mais compromisso dos hotéis e redes com aquilo que oferecem aos seus hóspedes.

As novas tendências de consumo estão modificando o mercado e influenciando o setor hoteleiro. Quer saber mais sobre o impacto delas? Então, confira as informações e curiosidades que separamos neste post!

O impacto das novas tendências de consumo no setor hoteleiro

Praticidade: o conceito mais importante

A principal mudança nas relações de consumo está relacionada com a velocidade das transações. A chegada de ferramentas tecnológicas e o uso cada vez mais intenso da computação e da internet trouxeram novas formas de vender – sendo o e-commerce a principal delas.

Comprar e vender rápido se tornou uma obsessão para as grandes marcas e clientes mais exigentes. Essa alteração de comportamento se baseou fortemente na inovação tecnológica e nas mudanças do mercado, que se tornou mais competitivo e amplo.

No setor hoteleiro, um processo de venda rápido também é fundamental para o sucesso da empresa, principalmente quando o assunto são as vendas online.

A tendência no mercado é ser cada vez mais ágil, estar presente em sites que vendem com simplicidade (como as OTAs) e estar estruturado para ancorar um bom processo de venda com a comunicação, que é o segundo item da nossa lista.

Comunicação com o cliente: a era do relacionamento e da fidelização

Não podemos falar que a fidelização é uma tendência do mercado, afinal, cativar o cliente é premissa básica desde os primórdios do comércio. Contudo, a grande mudança dentro do processo de retenção dos hóspedes está na forma de se comunicar.

Adotar estratégias de comunicação online – com níveis de segmentação bem consolidados, constituídas de conteúdos interessantes e capazes de se converter em novas vendas – é o grande desejo de todos os hotéis. Para tanto, é importante entrar de vez no mundo dos aplicativos de comunicação e interatividade com o cliente, como o Whatsapp e as redes sociais.

A presença da empresa no momento em que o cliente necessita de informação é um desejo da maioria dos consumidores. Portanto, é preciso cuidar bem da comunicação, inclusive do pós-venda – afinal, os clientes não deixam de ser clientes no momento do check-out!

Segurança para vendas online

Aos poucos, o e-commerce foi deixando o seu papel de coadjuvante nas vendas hoteleiras para se tornar um canal fundamental para a sobrevivência em um mercado acirrado. Para garantir a confiança dos clientes e a reputação do hotel, é fundamental estruturar um site seguro, responsivo e de fácil uso.

A questão da segurança é extremamente importante, afinal, não se esqueça que sua empresa está captando dados pessoais e financeiros que são confidenciais.

Apesar de não ser uma tendência, a segurança virtual é uma das exigências do mercado que mais trouxe modificações importantes para a forma como o setor hoteleiro atua.

Tecnologia cada vez mais presente

Soluções como um motor de reservas e um canal digital para a comunicação com o cliente são o mínimo que o mercado exige dos hotéis. É preciso (e possível) ir além das ferramentas básicas e adotar mais soluções digitais – que facilitam os processos e otimizam a experiência do cliente.

O uso de recursos como comanda digital, aplicativos para controlar a fechadura dos quartos e sistemas de check-in online são diferenciais muito bem-vindos para os clientes do setor hoteleiro.

Lembre-se: cada vez mais o público-alvo da hotelaria é composto por millennials. Tratam-se de pessoas nascidas e criadas dentro de um contexto de avanços tecnológicos e que, logo, lidam muito bem com eles e gostam de novidades que facilitam suas vidas.

Mais do que hospedar: criar experiências

Por fim, vale mencionar que a hotelaria passa por uma ressignificação junto aos clientes. O mercado – especialmente as empresas líderes – estão percebendo que é preciso encarar a hospedagem como algo maior do que apenas uma noite de sono e um bom café da manhã.

Construir experiências é o novo desafio do setor hoteleiro, mesmo quando falamos em estabelecimentos mais econômicos. A ideia é aplicar e unir as novas tendências de marketing, administração empresarial e comunicação corporativa para criar uma jornada positiva para os clientes – do momento em que eles buscam um quarto até quando vão embora.

Pensar a hotelaria de forma holística (e sempre contando com a tecnologia como um reforço de peso) é a nova missão dos gestores, que devem analisar cada etapa da relação cliente/empresa a fim de otimizar todo os processos envolvidos.

 

As tendências de consumo são significativas. Hotéis que estacionaram no tempo e ainda adotam velhas práticas terão dificuldades para manter seus resultados em um mercado cada vez mais tecnológico, interativo e focado na experiência do cliente.

Trazer o hotel para uma nova perspectiva é uma tarefa urgente para manter-se competitivo e conquistar cada vez mais hóspedes.

Por falar em hóspedes, que tal saber mais sobre o processo de captação do ponto de vista deles? Conheça nosso novo eBook: Guia para melhorar a satisfação do cliente e a avaliação do seu hotel e aproveite para refletir, uma vez mais, sobre o impacto da modernidade e das mudanças na relação de consumo.

Até a próxima!