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3 ações possíveis para incentivar a reserva direta

Ter um canal para o cliente realizar reservas diretas pode fazer muita diferença nos resultados financeiros do seu hotel. Veja como incentivar!

OTAs e agências de turismo são dois grandes parceiros dos empreendimentos hoteleiros. Eles potencializam as vendas graças à sua estrutura de vendas e distribuição, principalmente as OTAs, que hoje são marketplaces mundiais que tem o poder de divulgar o hotel em todo o mundo.

Apesar de serem ótimos parceiros, nem as agências e nem as OTAs trabalham de graça. Seu lucro provém das taxas de comissão que são cobradas dos hotéis assim que a venda é concretizada.

Em alguns casos, a comissão é alta, sendo que algumas beiram metade do valor, o que praticamente anula o lucro do hotel. Isso porque além de pagar quem vendeu, é preciso custear as operações que viabilizam a comercialização das diárias (equipe operacional, infraestrutura, etc).

A melhor forma de potencializar os resultados financeiros é estimular a reserva direta, ou seja, criar estratégias para que os clientes deixem de comprar dos intermediários e passem a negociar diretamente com o hotel ou pousada.

Para que isso seja feito com maestria, é necessário traçar algumas ações que funcionem e tragam bons números para o empreendimento hoteleiro. Separamos 3 ações possíveis e práticas para incentivar a reserva direta. Confira!

3 formas de incentivar a reserva direta

1. Tenha um bom site e um motor de reservas de qualidade

Atualmente, o comércio eletrônico é um protagonista dos resultados. Muitos hotéis e redes hoteleiras já entenderam a dinâmica do e-commerce e fortalecem cada vez mais este segmento de vendas.

O grande detalhe é que muitos deles acabam perdendo a oportunidade de vender diretamente para os consumidores por não possuírem um site que esteja bem construído e com uso facilitado.

O site é um importante cartão de visitas. Um site mal feito pode ser péssimo para a imagem do empreendimento, portanto, os passos iniciais para otimizar as reservas diretas são:

  1. Refletir sobre a necessidade de ter um site bem construído e atraente;
  2. Compreender que o site é um cartão de visitas e uma loja virtual;
  3. Construir um site responsivo (que se adapta aos dispositivos móveis);
  4. Utilizar um bom motor de reservas.

Em relação ao último item, saiba que ele é importantíssimo neste processo de vendas online no site do hotel.

A comunicação entre a venda e as operações do hotel não acontece sem um motor de reservas, e isso é um grande problema que pode gerar ocorrências, como falta de registro das diárias de uma pessoa, overbooking e erros na reserva (ex: um quarto duplo para quem reservou um triplo).

reservas diretas

2. Crie estratégias de relacionamento com o cliente

Pense bem. Um cliente que se hospedou no seu hotel faz todas as reservas de suas viagens por uma OTA. Ele é cliente do hotel ou da OTA? Essa questão pode ser um pouco filosófica, mas faz uma grande diferença.

Um cliente fiel à OTA não verá problemas em trocar de hotel uma vez ou outra, já um cliente fiel ao seu hotel irá prezar por se hospedar sempre com sua equipe.

Essa diferença pode parecer sutil, mas gera grandes alterações nos resultados. Por isso, uma das formas mais eficientes de incentivar a reserva direta é estreitando laços com os consumidores que passam pelo seu hotel.

Para estabelecer essa relação, vale a pena investir em:

  • Ações de comunicação;
  • Promoções exclusivas;
  • Incentivos à fidelidade (algo como os antigos cartões VIP que algumas companhias aéreas e hotéis adotavam).

Essas estratégias devem ser alinhadas para não serem inoportunas aos hóspedes e conseguir os resultados esperados.

Vale ressaltar que um bom atendimento in loco é fundamental para conquistar os clientes. Uma equipe educada, preparada e sempre disposta a ajudar é fundamental para que os clientes enxerguem ainda mais valor no seu hotel e se tornem consumidores frequentes.

 

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3. Responda, incentive, interaja

Redes sociais e plataformas de avaliação (como TripAdvisor) são ótimos locais para interagir com os clientes e falar sobre as vantagens da reserva direita. Aproveite esses ambientes virtuais para estreitar contato, resolver dúvidas, e conhecer um pouco mais sobre o perfil do seus clientes.

Estar em contato com eles é uma ótima maneira de garantir ainda mais eficiência no marketing digital e no marketing de relacionamento, que é ferramenta fundamental para auxiliar no aumento das reservas diretas.

Aqui vale uma dica: Em sites de OTAs, nem sempre é possível obter informações como e-mail ou telefone do cliente. Além disso, existe uma curadoria das respostas dadas pelos hotéis, sendo que em alguns casos não será possível responder incentivando a reserva direta (o que faz todo o sentido). Portanto, tome cuidado com as respostas e analise bem o contexto antes de estimular o contato direto com o hotel.

A melhor forma de fazer essa abordagem é nas redes sociais e por meio de pesquisas de satisfação (que podem ser feitas no hotel mesmo ou pela internet).

 

Reservas diretas significam fidelização de clientes e resultados financeiros mais expressivos. Mesmo que as OTAs e agências representem grandes parceiros, é muito importante que um empreendimento hoteleiro não fique à mercê desses canais de venda e desenvolva estratégias próprias.

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